Histórico

O Sindicato das Lavanderias do Rio Grande do Sul (SINDLAV) fundado em 1999 a partir da iniciativa de um grupo de empresários que, vislumbraram o crescimento e a profissionalização da categoria econômica das lavanderias gaúchas. E buscavam a existência de uma entidade forte e de credibilidade, que pudesse canalizar os interesses comuns da classe, gerando soluções corporativas.

 

A entidade proporcionou um enorme avanço nas relações de trabalho do segmento das lavanderias no Rio Grande do Sul com a atuação nas negociações coletivas junto aos sindicatos de trabalhadores. E desde 2007, o SINDLAV pauta suas ações a partir de um Programa de Qualidade. Com o trabalho de remodelação, com base nos fundamentos da excelência vem gerando frutos, e o SINDLAV recebeu da FECOMERCIO o Troféu de reconhecimento às entidades que participam do SEGS, avaliação do sistema de excelência em gestão sindical.

 

Com participação efetiva nos programas instituídos pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) e FECOMÉRCIO:


COPERSIND – Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho (FECOMÉRCIO).
SEGS – Sistema de Excelência em Gestão Sindical  (FECOMÉRCIO).

 

O SINDLAV fomenta a profissionalização e a longevidade das empresas. Desenvolve ações de aprendizado, benchmarking e troca de experiências, além da busca corporativa visando às reformas tributária, trabalhista e previdenciária, combatendo ainda a informalidade, e o estímulo a gestão pública eficaz. A atuação junto ao poder legislativo estadual e federal para efetivação da Lei dos uniformes, a criação de cursos de capacitação profissional para o setor através do Programa de gratuidade do SENAC, a criação de um selo de qualidade e sustentabilidade e a aquisição da uma sede própria, são igualmente metas a serem perseguidas pela entidade.

 

Para os seus associados, o SINDLAV coloca à disposição uma série de benefícios e auxílios que efetivamente contribuem para o dia-a-dia das empresas: consultoria jurídica, ambiental, técnica, convênios no SESC e no SENAC, cursos técnicos e de gestão, Workshops.
É desejo da diretoria e de seus associados que o SINDLAV continue evoluindo em seu caminho de aperfeiçoamento e crescimento enquanto entidade representativa de uma classe econômica que pode e quer ir mais longe.