Empresário dos Serviços vê recuperação lenta para o setor

Em julho, o Índice de Confiança de Serviços (ICS), da FGV, teve variação de 0,9% ao atingir os 87,5 pontos, na série com ajuste sazonal. O resultado do ICS foi influenciado pelo Índice de Situação Atual (ISA-S) que avançou 1,9%, atingindo a marca de 86,7 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) ficou praticamente estável ao variar -0,1%, aos 88,6 pontos. Apesar da melhora na condição atual, esta foi suficiente apenas para recuperar parte das perdas verificadas em maio e junho. Em relação ao mês de julho de 2017, o ICS registrou alta de 5,2%. Nesta mesma base de comparação o ISA-S teve alta de 10,0%, enquanto o IE-S registrou aumento de 0,7%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) teve leve aumento frente a junho passando de 81,1% para 81,7%, na série dessazonalizada. Comparando este mês com junho do ano passado, o NUCI avançou levemente e foi dos 81,5% aos 81,7%.

O resultado deste mês sugere uma perspectiva de recuperação muito lenta na atividade de serviços. A estabilidade verificada no IE-S foi influenciada pela percepção de fraca demanda no setor, que tem nas dificuldades de recuperação do mercado de trabalho e na morosidade do processo de retomada da atividade os principais entraves à expansão. Além disso, a incerteza inerente ao processo eleitoral contribui para a maior cautela das empresas em relação aos próximos meses.

Fonte: FVG

Elaboração: Assessoria Econômica/ Fecomércio RS