13/ 08

Serviços recuam 1,0% em junho

Em julho, no Brasil, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, a atividade de serviços recuou 1,0% em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Para o Rio Grande do Sul (RS) houve variação de -1,3% no período. A pesquisa investiga estabelecimentos que tenham, no mínimo, 20 pessoas ocupadas e que possuam a maior parcela de sua renda oriunda da atividade de serviços.

Frente a junho de 2018, houve retração de 3,7% no Brasil, enquanto no Rio Grande do Sul foi registrada baixa de 4,7%. Assim, o país acumulou no ano, até o mês de junho, alta de 0,6%, enquanto o estado teve baixa de 1,5%. No acumulado em 12 meses, o volume de serviços prestados cresceu 0,7% no país, já no RS houve recuo de 1,5%.

Em termos desagregados, no resultado interanual, das cinco atividades contempladas na pesquisa no Rio Grande do Sul, apenas Serviços prestados às famílias avançou (1,9%). Das demais, a maior queda foi verificada em Outros serviços (-12,8%), seguida por Transportes (-10,7%) e Serviços de informação e Comunicação (-1,4%); Serviços profissionais, administrativos e complementares ficou praticamente estável (-0,1%).  No país, além de Serviços prestados às famílias (5,7%), Outros serviços também cresceu (0,5%). Entre as quedas, destaque para Transportes, que recuou 10,9%.

Após ficar estável no mês anterior (0,1%), o resultado de junho marca o maior recuo mensal desde julho de 2018 do setor, ficando 12,8% abaixo do maior nível da série (nov/14). Ainda, o acumulado em 12 meses volta a sinalizar a perda de ritmo da recuperação ds Serviços; no estado, os dados seguem indicando a dificuldade do setor reagir. Assim, mesmo que o segundo semestre possa apresentar algum sinal de retomada do processo de recuperação da economia, os Serviços devem levar tempo para entrar em uma trajetória de crescimento mais forte.

 

Destaques

Fecomércio-RS lança abaixo-assinado contra decretos que aumentam a carga tributária de diversos alimentos

Ministério do Trabalho e Emprego prorroga para 8 de março o prazo para as empresas prestarem informações sobre a Lei de Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre mulheres e homens

Resolução do CONSEMA cria limite de isenção de licenciamento ambiental para lavanderias domésticas.

Fecomércio-RS solicita a prorrogação do prazo do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios

Decretos do Governo do Estado que retiram incentivos fiscais são tema de debate entre Federações

Reforma tributária

CALENDÁRIO DE TREINAMENTO

Fecomércio-RS mobilizada contra os decretos que aumentarão a carga tributária paga pelos gaúchos

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Políticas de Privacidade e Termos