13/ 08

Serviços recuam 1,0% em junho

Em julho, no Brasil, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, a atividade de serviços recuou 1,0% em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Para o Rio Grande do Sul (RS) houve variação de -1,3% no período. A pesquisa investiga estabelecimentos que tenham, no mínimo, 20 pessoas ocupadas e que possuam a maior parcela de sua renda oriunda da atividade de serviços.

Frente a junho de 2018, houve retração de 3,7% no Brasil, enquanto no Rio Grande do Sul foi registrada baixa de 4,7%. Assim, o país acumulou no ano, até o mês de junho, alta de 0,6%, enquanto o estado teve baixa de 1,5%. No acumulado em 12 meses, o volume de serviços prestados cresceu 0,7% no país, já no RS houve recuo de 1,5%.

Em termos desagregados, no resultado interanual, das cinco atividades contempladas na pesquisa no Rio Grande do Sul, apenas Serviços prestados às famílias avançou (1,9%). Das demais, a maior queda foi verificada em Outros serviços (-12,8%), seguida por Transportes (-10,7%) e Serviços de informação e Comunicação (-1,4%); Serviços profissionais, administrativos e complementares ficou praticamente estável (-0,1%).  No país, além de Serviços prestados às famílias (5,7%), Outros serviços também cresceu (0,5%). Entre as quedas, destaque para Transportes, que recuou 10,9%.

Após ficar estável no mês anterior (0,1%), o resultado de junho marca o maior recuo mensal desde julho de 2018 do setor, ficando 12,8% abaixo do maior nível da série (nov/14). Ainda, o acumulado em 12 meses volta a sinalizar a perda de ritmo da recuperação ds Serviços; no estado, os dados seguem indicando a dificuldade do setor reagir. Assim, mesmo que o segundo semestre possa apresentar algum sinal de retomada do processo de recuperação da economia, os Serviços devem levar tempo para entrar em uma trajetória de crescimento mais forte.

 

Destaques

Primeiras alterações na simplificação do eSocial

COMUNICADO SOBRE TENTATIVA DE FRAUDE NAS LAVANDERIAS NO RS

Junta Comercial prorroga prazo de cancelamento do registro de empresas

Serviços recuam 1,0% em junho

Treinamento de Passadoria

Treinamento Atendimento e Classificação de Peças

Nota Técnica: Confiança dos Serviços tem alta em julho

CONVENÇÃO COLETIVA PORTO ALEGRE E INORGANIZADOS!