Nota Técnica: Serviços, devagar quase parando

Em novembro, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, o segmento dos serviços registrou variação nula (0,0%) em relação ao mês anterior, mantendo a estabilidade verificada em setembro (-0,3%) e outubro (0,0%), na série com ajuste sazonal. Para o Rio Grande do Sul (RS), foi apurada queda de 0,2%.

Frente a novembro de 2017, houve alta de 0,9% no Brasil, enquanto que no RS o resultado recuou 1,1%. Assim, o acumulado do ano foi de -0,1%, no país, e variação de -1,5% no estado gaúcho. Nos últimos 12 meses até novembro, o volume de serviços brasileiro não variou (0,0%), interrompendo uma sequência de taxas negativas que teve início em junho de 2015. No RS, a variação foi de -1,0%. A pesquisa investiga estabelecimentos que tenham, no mínimo, 20 pessoas ocupadas e que possuam a maior parcela de sua renda oriunda da atividade de serviços.

Em termos desagregados, no resultado interanual, três das cinco atividades contempladas na pesquisa no Rio Grande do Sul apresentaram diminuição. Destaque para a baixa em Outros serviços (-10,7%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,7%). Já das atividades com os melhores desempenhos, destaque para Serviços prestados às famílias (2,6%).

Os números de novembro reforçam a dificuldade do setor em apresentar uma trajetória continuada de crescimento. O resultado do Brasil foi o terceiro mês consecutivo em que o setor não apresenta expansão. No caso do Rio Grande do Sul, o crescimento de outubro foi seguido de uma queda em novembro. O último ano em que a PMS registrou crescimento, tanto no estado quanto no Brasil, foi em 2014. Se o resultado de dezembro seguir as expectativas, o Brasil deverá registrar crescimento (pífio). No caso do Rio Grande do Sul, o mais provável é que 2018 seja mais um ano de retração.

FONTE: FECOMÉRCIO RS