O que é a Liderança 4.0?

Todo progresso tecnológico e digital ocorrido nas últimas décadas transformaram os mercados, industriais e serviços levando imensos desafios à gestão de recursos humanos, principalmente no campo da liderança operacional e da liderança estratégica.

Você já deve ter lido ou ouvido falar da Empresa 4.0 e possivelmente tenha se questionado porque esta nomenclatura.

Este conceito de Empresa 4.0 se deve ao fato de estarmos na 4ª Revolução Industrial.

No entanto, esta 4ª revolução trouxe uma particularidade muito interessante onde o foco é nas pessoas, na sociedade e no meio ambiente.

Desta forma, a empresa 4.0 deve possuir um modelo de liderança também 4.0, neste caso, focado principalmente nas pessoas, ou seja, suas equipes!

A liderança 4.0 deve estar preparada para lidar com a agilidade das informações, divergências comportamentais, pressão mercadológica, focando resultados sem deixar de lado as pessoas, potencializando-as, compreendendo e investindo em suas equipes.

O estilo de gestão é mais compartilhado e engajado, com comunicação mais ampla e transparente, favorecendo a compreensão de todos mais rapidamente devido a simplicidade existente e contribuindo para que a equipe se sinta parte de algo maior.

As equipes buscam maiores desafios, autonomia e responsabilidades em seu trabalho e os consumidores buscam cada vez mais experiências e do desenvolvimento das inovações. Devido a estas mudanças e com a necessidade de atrair e desenvolver estes dois ângulos, as lideranças devem atuar cada vez mais estratégica.

Podemos destacar entre as principais competências para a liderança 4.0:

1.Saber lidar com as diferenças: compreender a diversidade existente, as culturas e habilidades interpessoais.
2. Agilidade de Aprendizagem e Compreensão: habilidade de se atualizar rapidamente, mensurando experiências conhecimentos obtidos no passado para soluções no presente e futuro.
3. Inteligência Emocional: a capacidade de conhecer e saber lidar com suas próprias emoções, compreender e saber se relacionar com os outros.
4. Decisões Rápidas: compreender o próprio negócio, saber tomar decisões complexas de forma racional, capacidade para responder às mudanças encontrando oportunidades em ambientes de incerteza.
5. Focado em Resultados: saber conciliar a geração de resultados com formação de pessoas, mantendo aumento de desempenho.
6. Focado nas Pessoas: compreender como manter equipes engajadas, reter e desenvolver talentos, saber motivar, desafiar e proporcionar contribuição criativa e proatividade.
7. Habilidades pessoais: saber ouvir e se comunicar, ser flexível e compreender suas limitações e oportunidades de autodesenvolvimento.
8.Gerenciamento de conflitos: os problemas são compreendidos como necessidade de melhoria e aprendizados, contribuindo para maior envolvimento das equipes e compreendendo que a responsabilidade da empresa está em primeiro plano. Aprendem a utilizar os feedbacks de forma constante e positiva.
9. Inovação: São incentivadas as habilidades individuais para que exista maior criatividade e identificação de oportunidades, com aprendizados constantes.
O líder 4.0 deve então compreender como somar todas estas habilidades e competências para focar os resultados almejados, tendo plena ciência de que, as pessoas são as peças principais para a realização dos objetivos e metas traçadas, logo, devem ser desenvolvidos, trabalhados, compreendidos e incentivados de maneira desafiadora para que possam utilizar seu máximo potencial, muitas vezes identificados somente após a perfeita interpretação e trabalho de seu líder.

FONTE: http://www.administradores.com.br