Nota Técnica: Confiança dos Serviços tem alta em julho

O Índice de Confiança dos Serviços (ICS), da FGV, teve, em julho, variação de 2,4% ao atingir os 93,4 pontos, na série com ajuste sazonal. O resultado do ICS refletiu os aumentos de seus dois componentes: o Índice de Situação Atual ISA-S teve alta de 2,2% e atingiu 89,4 pontos, enquanto que o Índice de Expectativas (IE-S), por sua vez, aumentou 2,7%, aos 97,6 pontos. Em relação ao mês de julho de 2018, o ICS cresceu 5,8%. Entre seus componentes, o ISA-S repetiu a alta do mês anterior ao variar 2,2% ao passo que o IE-S apresentou alta de 9,0%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) registrou queda na série dessazonalizada, passando de 82,6% em maio para 82,4% julho. Comparando com julho do ano passado, o NUCI teve alta, indo de 82,1% para 81,7%.

Com o resultado do mês o Índice cresce pela segunda vez consecutiva e interrompe a tendência de queda verificada desde fevereiro deste ano. A melhora, no entanto, é mais intensa nas expectativas que na situação atual, tendo os empresários relatado piora em fatores como a demanda insuficiente, que têm impedido uma retomada mais robusta da atividade do setor.

FONTE: FGV

ELABORAÇÃO: Assessoria Econômica / Fecomércio RS