De cara nova, lavanderias buscam público
Com modernização técnica e serviços extras, setor atende a clientes que aderem ao confortável hábito norte-americano de lavar as roupas fora
Fonte: Sebrae
Água, sabão e lucros. A visão de que somente roupas especiais vão para a lavanderia ainda remete a maioria das pessoas a uma imagem ultrapassada desse serviço. Para os investidores do setor, o grande desafio é estimular as pessoas a levarem suas roupas sujas para as lavanderias em vez de lavá-las em casa. No Brasil, isso não é tarefa fácil, já que apenas 2,65% da população utiliza esse serviço. Por outro lado, estima-se que as lavanderias movimentem cerca de R$ 140 milhões anualmente em terras brasileiras.
O mundo globalizado trouxe a modernização técnica e, conseqüentemente, aumentou a demanda de serviços, garantindo oportunidades potenciais no ramo de lavanderias. A vida atribulada nas grandes cidades torna esse serviço procurado por pessoas que aderem ao hábito norte-americano de lavar suas roupas em lojas especializadas. Esse mercado é atraente na medida em que faltam profissionais e as áreas das lavanderias residenciais diminuem dia após dia, transformando-o em uma boa alternativa para quem pretende investir em um segmento que ainda tem muito a expandir.
Para abrir uma lavanderia, deve-se ficar atento à localização e concorrência no raio de um quilômetro em torno do local escolhido, levando em consideração que os melhores pontos são os que visam ao atendimento da classe média e as regiões onde há concentração de escritórios comerciais e bancos. O mais importante é definir o segmento de atuação, seja ele o industrial (atende a restaurantes, motéis, hotéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais) ou o domiciliar (atende ao público em geral).
A estrutura pode variar, mas no mínimo deve ocupar 100 m2, distribuídos entre recepção, área de separação das roupas recebidas, espaço para a área de serviço – o layout deve ser especialmente projetado para deixar à vista do público a execução dos serviços. O horário de funcionamento precisa ser extremamente flexível, de acordo com a conveniência dos clientes.
Conveniência, aliás, é a palavra de ordem nesse ramo. A lavanderia deve dispor de serviços de retirada e entrega de roupas, independentemente do segmento de atuação (industrial ou domiciliar), e oferecer, também, serviços extras (costura, sapataria, consertos), para agregar valor ao produto.
O investimento varia de acordo com o seguimento escolhido – no caso de uma lavanderia domiciliar, ele será algo em torno de R$ 50 mil. Para uma lavanderia industrial, pode chegar a pelo menos R$ 100 mil. Nos dois segmentos, os equipamentos necessários são máquinas de lavar, centrífugas, secadoras, calandras, bancas de passar, ferros de passar de 3 kg e de 5 kg, veículo para entrega e retirada de roupas, computadores e telefones.
Manter o quadro efetivo sempre motivado e estimulado para um atendimento de bom nível é fator fundamental. O número mínimo de pessoas trabalhando varia de acordo com a estrutura do estabelecimento, dividido entre passadeiras, lavadeiras, balconista e entregador. As principais condições exigidas para o empreendedor são administrar a empresa corretamente, dominar a técnica de lavagem de roupas e conhecer bem tecidos e métodos de lavagem para cada tipo de roupa.
Em caso de problemas, o empresário deve assumir imediatamente a responsabilidade por danos causados às peças – de outra forma, desgastará a relação com o consumidor, dando uma imagem negativa ao seu negócio. Ele tem de buscar auxílio nas análises técnicas feitas pela Associação Nacional de Lavanderias (Anel) para os casos em que há dúvida se o estrago foi ou não causado na lavanderia e providenciar indenização da roupa se houver dano irreversível.
As lavanderias que atendem ao público doméstico precisam conhecer bem o perfil do cliente, que geralmente se enquadra nas classes média e alta. Também devem criar um plano de benefícios para os clientes, como convênios, informativos locais, cuponagem e outras formas de fidelização. Panfletos em residências, feiras livres e semáforos ajudam na comunicação e tornam-se baratos em relação ao empreendimento.
Não deixe de fora a opção de franquia, pois tem maior potencial de retorno, apesar de exigir grande investimento e capital de giro. Assegure-se das condições da franqueadora, como tecnologia e assistência técnica, já que, na maioria das vezes, os equipamentos são importados. Outro detalhe não menos importante é a analise do capital exigido e não das margens de lucro, muito atraentes em um cenário de economia estável.