De cara nova, lavanderias buscam público

Com modernização técnica e serviços extras, setor atende a clientes que aderem ao confortável hábito norte-americano de lavar as roupas fora Fonte: Sebrae Água, sabão e lucros. A visão de que somente roupas especiais vão para a lavanderia ainda remete a maioria das pessoas a uma imagem ultrapassada desse serviço. Para os investidores do setor, o grande desafio é estimular as pessoas a levarem suas roupas sujas para as lavanderias em vez de lavá-las em casa. No Brasil, isso não é tarefa fácil, já que apenas 2,65% da população utiliza esse serviço. Por outro lado, estima-se que as lavanderias movimentem cerca de R$ 140 milhões anualmente em terras brasileiras. O mundo globalizado trouxe a modernização técnica e, conseqüentemente, aumentou a demanda de serviços, garantindo oportunidades potenciais no ramo de lavanderias. A vida atribulada nas grandes cidades torna esse serviço procurado por pessoas que aderem ao hábito norte-americano de lavar suas roupas em lojas especializadas. Esse mercado é atraente na medida em que faltam profissionais e as áreas das lavanderias residenciais diminuem dia após dia, transformando-o em uma boa alternativa para quem pretende investir em um segmento que ainda tem muito a expandir. Para abrir uma lavanderia, deve-se ficar atento à localização e concorrência no raio de um quilômetro em torno do local escolhido, levando em consideração que os melhores pontos são os que visam ao atendimento da classe média e as regiões onde há concentração de escritórios comerciais e bancos. O mais importante é definir o segmento de atuação, seja ele o industrial (atende a restaurantes, motéis, hotéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais) ou o domiciliar (atende ao público em geral). A estrutura pode variar, mas no mínimo deve ocupar 100 m2, distribuídos entre recepção, área de separação das roupas recebidas, espaço para a área de serviço – o layout deve ser especialmente projetado para deixar à vista do público a execução dos serviços. O horário de funcionamento precisa ser extremamente flexível, de acordo com a conveniência dos clientes. Conveniência, aliás, é a palavra de ordem nesse ramo. A lavanderia deve dispor de serviços de retirada e entrega de roupas, independentemente do segmento de atuação (industrial ou domiciliar), e oferecer, também, serviços extras (costura, sapataria, consertos), para agregar valor ao produto. O investimento varia de acordo com o seguimento escolhido – no caso de uma lavanderia domiciliar, ele será algo em torno de R$ 50 mil. Para uma lavanderia industrial, pode chegar a pelo menos R$ 100 mil. Nos dois segmentos, os equipamentos necessários são máquinas de lavar, centrífugas, secadoras, calandras, bancas de passar, ferros de passar de 3 kg e de 5 kg, veículo para entrega e retirada de roupas, computadores e telefones. Manter o quadro efetivo sempre motivado e estimulado para um atendimento de bom nível é fator fundamental. O número mínimo de pessoas trabalhando varia de acordo com a estrutura do estabelecimento, dividido entre passadeiras, lavadeiras, balconista e entregador. As principais condições exigidas para o empreendedor são administrar a empresa corretamente, dominar a técnica de lavagem de roupas e conhecer bem tecidos e métodos de lavagem para cada tipo de roupa. Em caso de problemas, o empresário deve assumir imediatamente a responsabilidade por danos causados às peças – de outra forma, desgastará a relação com o consumidor, dando uma imagem negativa ao seu negócio. Ele tem de buscar auxílio nas análises técnicas feitas pela Associação Nacional de Lavanderias (Anel) para os casos em que há dúvida se o estrago foi ou não causado na lavanderia e providenciar indenização da roupa se houver dano irreversível. As lavanderias que atendem ao público doméstico precisam conhecer bem o perfil do cliente, que geralmente se enquadra nas classes média e alta. Também devem criar um plano de benefícios para os clientes, como convênios, informativos locais, cuponagem e outras formas de fidelização. Panfletos em residências, feiras livres e semáforos ajudam na comunicação e tornam-se baratos em relação ao empreendimento. Não deixe de fora a opção de franquia, pois tem maior potencial de retorno, apesar de exigir grande investimento e capital de giro. Assegure-se das condições da franqueadora, como tecnologia e assistência técnica, já que, na maioria das vezes, os equipamentos são importados. Outro detalhe não menos importante é a analise do capital exigido e não das margens de lucro, muito atraentes em um cenário de economia estável.

Destaques

MTE inicia processo de cobrança administrativa do FGTS Digital

Com turma aberta em Pelotas e, pela primeira vez, em Porto Alegre, Universidade 50+ promove a educação para a longevidade

Shows e atividades gratuitas marcarão a Semana S do Comércio no Rio Grande do Sul

Fecomércio-RS solicita prorrogação de nova norma sobre riscos psicossociais no trabalho

Edital Assembleia Geral Ordinária

CNC: 85% das empresas do varejo que inovaram tiveram aumento de lucro

Fecomércio-RS visa fortalecer a inserção de beneficiários do Bolsa Família no mercado formal de trabalho

UniSenac – Porto Alegre inscreve para Vestibular 2025

MTE inicia processo de cobrança administrativa do FGTS Digital

Com turma aberta em Pelotas e, pela primeira vez, em Porto Alegre, Universidade 50+ promove a educação para a longevidade

Shows e atividades gratuitas marcarão a Semana S do Comércio no Rio Grande do Sul

Fecomércio-RS solicita prorrogação de nova norma sobre riscos psicossociais no trabalho

Edital Assembleia Geral Ordinária

CNC: 85% das empresas do varejo que inovaram tiveram aumento de lucro

Fecomércio-RS visa fortalecer a inserção de beneficiários do Bolsa Família no mercado formal de trabalho

UniSenac – Porto Alegre inscreve para Vestibular 2025

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Políticas de Privacidade e Termos