Dúvidas Frequentes sobre o Sindlav RS

O que é o Sindlav RS?

O Sindlav RS é uma entidade sem fins lucrativo, que atua na defesa, proteção e representação legal da categoria econômica “lavanderia”; “toalheiro”; e “tinturaria”, com base territorial no Estado do Rio Grande do Sul, conforme estabelece a legislação sindical em vigor.

Quais segmentos são representados legalmente pelo Sindlav RS?
Lavanderias, toalheiros e tinturarias, com base territorial no Estado do Rio Grande do Sul.

Como são escolhidos o presidente, vice-presidentes e diretores do Sindlav RS?
A cada quatro anos é aberto um processo eleitoral em que chapas de empresários da categoria (necessário ser associado) podem se inscrever para concorrer à diretoria do Sindicato. A eleição é feita por meio de votação secreta, em que apenas podem votar os associados efetivos em dia com suas contribuições e mensalidades.
Lembrando que nenhum cargo da Diretoria é remunerado, ou seja, todos são voluntários, todos os membros doam algumas horas do seu dia, do seu mês para representar toda a categoria.

Sou empresário da categoria, tenho obrigação de pagar a Contribuição ao Sindlav RS?
A  Contribuição Sindical, conforme determinam os artigos 578 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho deverá ser recolhida anualmente e de uma só vez, sendo que para os empregadores o recolhimento da contribuição sindical será efetuado no mês de janeiro de cada ano, ou para os que venham a estabelecer-se após este mês, na ocasião em que requeiram às repartições o registro ou a licença para o exercício da respectiva atividade.
A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, recolhe-se a favor da correspondente Federação ou ainda, na falta desta, para a correspondente Confederação.
Lembrando que apartir de 12 de novembro 2017, essa Contribuição passa a ser facultativa.
Já a Contribuição Assistencial está prevista no artigo 8º da Constituição Federal e o valor e a forma de cobrança são deliberados em Assembléia Geral específica e fixados no acordo Coletivo de Trabalho firmado entre Sindlav RS e a entidade laboral. O Sindlav RS informa por meio de seus canais de comunicação as datas de realização de todas as Assembléias.

Quais contribuições minha lavanderia deve pagar ao Sindlav RS?
Todas as empresas cuja Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) se enquadre no ramo lavanderia, toalheiro, tinturaria como atividade preponderante deverão pagar a Contribuição Sindical e a Contribuição Assistencial.

Para o que é utilizado o valor das contribuições que pago ao Sindlav RS?
Ambas as contribuições estão previstas em lei e são devidas pelas empresas cuja Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) se enquadre no ramo lavanderia, toalheiro, tinturaria como atividade preponderante. A Contribuição Sindical é revertida em benefícios para o contribuinte, como por exemplo, a realização de eventos gratuitos de qualificação.
A Contribuição Assistencial tem a finalidade de auxiliar na manutenção às atividades diárias do Sindicato.

Minha lavanderia paga contribuição sindical e assistencial. Posso utilizar os convênios e benefícios do Sindicato?
Para utilizar os benefícios adicionais do Sindicato, como por exemplo, os planos de saúde e assessoria jurídica, sua lavanderia deve ser uma empresa associada. Para se associar, basta entrar em contato pelo telefone 51 3226-0756 ou sindlav@sindlav.com.br

Como sei que minha lavanderia é associada ao Sindlav RS?
Se você recebe mensalmente ou anualmente um boleto por e-mail, e ele corresponde à mensalidade ou anuidade de associação a lavanderia é associada. Caso a empresa receba apenas um boleto de Contribuição Sindical em janeiro, e outros dois de Contribuição Assistencial ao longo do ano, eles são referentes às contribuições obrigatórias e não configuram associação ao Sindlav RS.

Qual a diferença entre associado e representado?
Os associados são as empresas que fazem parte dos segmentos representados pelo Sindlav RS. Além de serem representadas e defendidas legalmente pelo Sindicato, têm direito a voto nas Assembléias e eleições, descontos em empresas conveniadas, plano de saúde, assessoria jurídica, etc... Os representados são todas as empresas que fazem parte dos segmentos representados pelo Sindlav RS.

A quais benefícios e convênios tenho direito ao me associar ao Sindlav RS?
São diversos convênios, entre planos de saúde qualicorp, convênio SESC/SENAC, assessoria jurídica, cursos e treinamentos, e exposição da logomarca da lavanderia em nosso site espaço Associado.

O que o Sindlav RS faz pela minha lavanderia?
O Sindlav RS atua nas esferas municipal, estadual e federal, defendendo os interesses da categoria, exemplo: a Lei nº 13.892 lei estadual, Lei dos Uniformes no âmbito Federal, pareceres favoráveis ao PLs 323/15 e 6842/17 pela Comissão CDICS, que agora segue para a Comissão e Trabalho.
Atua ainda nas negociações coletivas, acordos coletivos, dissídios coletivos, visando sempre as necessidades da categoria, e a segurança jurídica da mesma.
Ofertando cursos, treinamentos, palestra e capacitação de mão de obra.

Sou funcionário de uma lavanderia, o Sindlav RS me representa?
Não. O Sindlav RS é uma entidade patronal, ou seja, ela representa o empresário, o proprietário do ramo de lavanderia, toalheiro, tinturaria. Se você é empregado deverá procurar a entidade laboral que lhe representa.