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Golpes envolvendo meios de pagamento digitais: confira como se proteger

Tendo em vista o aumento do número de fraudes envolvendo os meios de pagamento digitais, o Sindilojas Porto Alegre preparou uma Cartilha Antigolpe. Com o objetivo de alertar os lojistas e ensinar sobre os principais golpes que visam as transações financeiras digitais, a cartilha aborda como eles são aplicados e de que forma se manter protegido. Confira abaixo o material:

Golpe do Cartão por Aproximação:
O golpe por cartão de aproximação é uma das armadilhas mais recentes. Nele, o consumidor precisa inserir o cartão na maquininha após um erro na aproximação, e, ao realizar o pagamento, as informações do cartão são roubadas e utilizadas em outros golpes.

Como ocorre o Golpe:
1º Passo – O lojista recebe uma ligação – ou ainda uma visita presencial – de um golpista se passando por funcionário de uma instituição financeira. Nesse momento, o lojista é informado que precisa realizar uma manutenção nos equipamentos.
2º Passo – O lojista é orientado pelo golpista a baixar no computador um programa ou arquivo que lhe foi enviado. Esse programa ou arquivo quando baixado, vai automaticamente instalar um vírus no computador. A partir desse momento, qualquer maquininha conectada ao computador por cabo será infectada pelo vírus.
3º Passo – Quando um cliente tenta realizar o pagamento, uma mensagem informando erro na aproximação e solicitando a inserção do cartão é exibida na tela da maquininha. Ao digitar a senha, o vírus que está no computador consegue ler todas as informações contidas no cartão e as repassa para os golpistas.
4º – Passo – Após o envio das informações aos golpistas, a maquinha volta a gerar uma mensagem de erro e solicita a realização de uma nova tentativa de pagamento. Essa será legitima e o valor será descontado da conta vinculada ao cartão e repassado ao lojista.
Em posse das informações do cartão, os golpistas podem realizar transações em outros estabelecimentos físicos ou on-line. Normalmente, com o objetivo de enganar as instituições financeiras, o valor da transação realizada pelo golpista será o mesmo valor da compra no momento em que foram roubados os dados.

Como se proteger?
– Nunca passe qualquer informação pessoal quando estiver atendendo uma ligação. Empresas nunca entrarão em contato telefônico ou por e-mail para confirmar ou solicitar dados.
– Nunca instale programas ou arquivos enviados por e-mail enviados por um destinatário que você não conhece.
– Caso fique em dúvida quanto à legitimidade de uma ligação ou e-mail, desligue a chamada ou ignore o e-mail e ligue para o SAC da empresa que lhe presta serviço para confirmar a veracidade das operações.

Chargeback
O Chargeback é a contestação por um cliente de uma venda on-line que foi realizada em cartão de crédito ou débito. Nela, o cliente que já está com o produto em mãos, solicita a devolução do valor pago à operadora do cartão alegando que o produto não foi entregue.

Como ocorre o Golpe:
1º Passo – Uma compra on-line é realizada utilizando cartão de débito ou crédito.
2º Passo – Com o produto em mãos ou um pouco antes de receber o produto, o comprador solicita o estorno da sua compra, alegando que ela não foi recebida ou que seu cartão foi roubado.
3º Passo – O lojista tem os valores da compra retidos pela operadora do cartão.
Com uma contestação, todos os valores devidos ficam sob responsabilidade do lojista, inclusive o risco de não reaver o produto enviado. Há também o risco disso interferir na imagem da empresa diante das operadoras que prestam serviços de pagamento.

Como se proteger?
– Construa um cadastro completo para suas vendas on-line e utilize plataformas que permitam a verificação de IP, localização e dispositivo pelo qual se realizou a compra.
– Privilegie outras formas de pagamento como boleto e Pix.
– Terceirize suas vendas com cartão. Outras plataformas, como Mercado Pago e Paypal, garantem a segurança tanto do consumidor quanto dos lojistas.
– Sistemas antifraude são um bom investimento, principalmente para lojas que transacionam valores mais altos. Essas ferramentas permitem realizar uma análise dos perfis e avaliar os riscos das transações.

Emissão de cartões no varejo
Os golpistas solicitam, com dados falsos, a emissão de cartões de crédito em lojas que oferecem essa facilidade.

Como ocorre o Golpe:
1º Passo – O golpista solicita um cartão de crédito utilizando dados de terceiros sem o conhecimento desses.
2º Passo – Ao realizar compras com esse cartão, o prejuízo recaí sobre a pessoa que teve seus dados roubados e sobre o estabelecimento comercial que emitiu o cartão.

Como se proteger?
– Verifique a situação cadastral do solicitante na Receita Federal e empresas responsáveis por averiguar o crédito.
– Solicite informações cadastrais completas e comprovantes, como o de residência.
– Mantenha um setor específico para cuidar das emissões de cartão e verificar as informações prestadas.

Troca da maquininha
O lojista tem sua maquininha trocada durante uma tentativa de compra ou em uma abordagem falsa.

Como ocorre o Golpe:
1º Passo – O golpista recebe a maquininha para realizar o pagamento de uma compra. Uma outra possibilidade, é um golpista se passar por um técnico e solicitar a troca da maquininha para a manutenção.
2º Passo – Utilizando um comparsa ou um momento de distração, ocorre a troca da maquininha por uma outra idêntica, mas que tem a conta vinculada a um outro golpista.
3º Passo – Enquanto o lojista não perceber que a maquininha foi trocada, todas as transações financeiras serão repassadas aos golpistas.

Utilizando técnicas de engenharia social, os golpistas se aproveitam de um momento de fragilidade e de distração do lojista para realizar a troca da maquininha. A fraude pode ser difícil de ser detectada.

Como se proteger?
– Caso sua maquininha seja móvel, considere colocá-la em um ponto fixo de pagamento, ou sempre manter ela na sua mão ou em local visível durante a transação.
– Lembre-se sempre de manter contato com a empresa da sua maquininha, verificando a veracidade de qualquer ocorrência.

 

FONTE: FECOMÉRCIORS

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