Entrevista da Presidente do Sindlav RS, Maria Tereza Menegotto ao Correio do Povo.

Os dias frios e extremamente úmidos registrados nas últimas semanas ocasionaram um aumento do movimento nas lavanderias, que comemoram o crescimento da procura. O maior número de roupas utilizadas no período representa também um incremento do uso de máquinas de lavar e secadoras. De acordo com o Sindicato das Lavanderias e Similares do Rio Grande do Sul (Sindlav), de abril para junho deste ano, o crescimento na procura foi de 30% em negócios do gênero no Estado.

Em relação do mês atual sobre o mesmo período do ano passado, o aumento é de 12%, segundo a presidente do Sindlav, Maria Tereza Menegotto. “Diferentemente dos outros anos, em 2022 estamos tendo uma procura mais alongada. Já verificamos isto desde o final de abril e início de maio. E nos últimos 15 dias, percebemos que houve uma procura significativa pela secagem de roupas”, afirma Maria Tereza.

Conforme ela, passado o período mais agudo da pandemia, muitas roupas estavam guardadas por até dois anos, mas passaram a ser novamente utilizadas. As lavanderias estão divididas em quatro segmentos: doméstico/comercial, hoteleiro, industrial e hospitalar. O crescimento na demanda foi verificado em todos eles, de acordo com Maria Tereza. Durante a pandemia, por exemplo, houve uma diminuição nos atendimentos do setor hoteleiro, mas um crescimento no hospitalar.
“Houve também um aumento nos eventos, festas, o que também impactou bastante no nosso mercado. Lavanderia é um serviço essencial. Nunca paramos. Aos poucos, o movimento está retornando”, relata. Atualmente, o sindicato tem 1,2 mil lavanderias cadastradas, grande parte delas negócios familiares, e gera mais de 2,5 mil empregos no Rio Grande do Sul. Somente de abril para cá, de acordo com Maria Tereza, o setor gerou 437 vagas de emprego no Estado.

FONTE: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/dias-%C3%BAmidos-aumentam-procura-por-lavanderias-em-porto-alegre-1.846272